Sub guarda, sub guard ou sub hilt, é um recurso quase que exclusivo das facas de luta.

Num primeiro momento o que mais se destaca neste recurso é que, funcionalidades à parte, é um belíssimo atributo estético, desde que obviamente nas proporções, design e posição correta na faca.

Quando digo posição correta, estou me referindo à distância exata entre a guarda dupla e a sub guarda, de modo que o dedo indicador fique confortável e adequadamente confinado neste espaço, o que fará toda a diferença entre o sucesso ou fracasso da sub guarda na faca. Dois milímetros à mais, ou à menos e a faca está comprometida.

Sob minha ótica, por si só, a sub guarda deixa a faca com aspecto muito mais agressivo, o que cai muito bem à uma faca de luta!

 

Como citei, a função da subguarda está intimamente relacionada ao sucesso com que ela isola de maneira confortável e segura, o dedo indicador.

Se adequadamente dimensionada, ela otimiza muito dois movimentos específicos e absolutamente decisivos numa luta com facas.

O primeiro seria a rotação da faca, tendo como eixo central o dedo indicador, de modo a baixar a ponta da faca mais veloz e eficientemente.

Quando o usuário quer que a ponta da faca desça, ou seja, que a lâmina se movimente no sentido do corte, o apoio que a sub guarda oferece ao indicador, faz com que esse movimento seja mais rápido e forte, pela peça específica funcionar como uma alavanca que potencializa o movimento. Ou seja, o movimento fica mais veloz e mais forte!

A sub guarda funciona como o ponto de apoio deste diagrama.

 

 

 

 

 

O segundo movimento que a sub guarda melhora muito é a recuperação! Explico…

 

Imaginem um lutador de boxe, soltando com o máximo de sua potência, um cruzado contra a cabeça de seu adversário…

E se acontecer do adversário, velozmente se esquivar e o golpe passar no vazio com tanta força que o atacante não consegue recuperar o punho, de modo a trazê-lo rapidamente à frente de seu rosto, recompondo a guarda defensiva?

 Ali versus Foreman. Uma das maiores lutas da história do boxe.

Kinshasa, Zaire (atual Congo), 30 de outubro de 1974.

George Foreman desferiu um cruzado com extrema violência.

O problema é que Ali, “voava como como uma borboleta,

e picava como uma abelha!”

Vai tomar pancada!

Da mesma forma, numa luta com lâminas, um ataque falho deve vir obrigatoriamente sucedido de uma rápida recuperação.

Se a faca demorar a voltar à posição de defesa, o lutador pode ser esfaqueado. Novamente a sub guarda exerce função decisiva, servindo de um apoio que otimiza a puxada da faca.

Espero que tenha sido esclarecedor. Forte abraço e que Deus abençoe à todos!

 

 

 

 

 

 

“Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.” João 3:36

 

Aproveito e convido você que ainda não baixou, que baixe agora meu manual “Tudo que você precisa saber sobre desempenho de corte”.


Nesse Manual 100% Gratuito Você irá Aprender As 4 Etapas Mais Importantes para Alcançar Altíssima Performance nas Lâminas das suas Facas Artesanais.
É só clicar na imagem ao lado.

Ou acessar: https://cursodecuteleiro.com.br/lp-ebook-desempenho-de-corte/

 

Convido você a assistir meu vídeo “Como Fazer Têmpera Full Hard em Forno”

Assista no YouTube clicando aqui: https://www.youtube.com/watch?v=V04194S8Kfk
Conheça meu canal do YouTube: https://www.youtube.com/user/EduardoBerardo

Forte abraço a todos.